Powered By Blogger

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Entrevista especial com o treinador da equipe de Guarulhos

Francisco Ximenes de Souza

- Como você começou a jogar xadrez?

      Minha mãe me deu um jogo e havia meia folha impressa com as  regras básicas. Como ninguém que conhecia sabia jogar, comecei ensinando todos os que queriam aprender para ter  adversário.

- Qual o significado da arte caissana para você?

      O xadrez é uma grande ferramenta para que as pessoas possam desenvolver as  suas capacidades.

- Conte-nos um pouco sobre sua trajetória neste jogo milenar. (Incluindo listagem de seus títulos principais).

     Aprendi a jogar xadrez há 41 anos. Campeão Guarulhense por várias vezes e em diversas categorias. Fiz 100% nos jogos regionais e abertos do interior em 1979 e 1980, enfrentando inclusive estrangeiros. Como treinador fui doze vezes campeão dos jogos regionais e oito dos jogos abertos com o xadrez feminino,  dez vezes dos regionais com o masculino e nove dos abertos. Ministrei um curso na 1.a. delegacia de ensino de Guarulhos, o qual foi aprovado pelo MEC.

- Quais suas impressões sobre o xadrez guarulhense? O que espera para os próximos anos?

      Incerto, pois irá depender de conseguirmos pessoas com vontade de fazer as coisas e de nos apoiar.  Estamos trabalhando para isto.

- Quais são os principais personagens do xadrez guarulhense (antigos e atuais), em sua opinião? E qual o melhor jogador guarulhense de todos os tempos e na atualidade?

    Tivemos o Rogério Palaikis, que teve vários títulos paulistas por vários anos e até titulo brasileiro;  Justino Pereira Jr que foi um dos melhores juvenis do estado, quando o Estado de São Paulo contava com os  25 melhores do Brasil; Renato Ozaki Barbosa, que chegou a integrar equipe brasileira sub-25; Ângela Vergara, que  jogou por Osasco,  Adriana Schleder que até hoje joga por S. J. do Rio Preto; entre outros. Na atualidade temos Fernando Viana, campeão brasileiro sub-18. 


     Bom, melhor de todos os tempos, acho que foi o Sr. Antonio Polansky que foi 4.o. do Estado no xadrez absoluto na década de 50/60, e, o pai do Alexandre Dantas, que também foi um enxadrista muito bom., somados ao Rogério  Palaikis, Renato Ozaki e ao Fernando Viana.

- Para finalizar, o que você acha dos novos valores do xadrez guarulhense? Quem são nossas esperanças?

     Pela falta de local para treino, os novos valores estão um pouco prejudicados. Acho que entre o Renan Oliveira, o Vitor Morais, a  Mônica Abreu, o Felipe Cardenete, Emerson Rossi, Tatiana Canabrava, Vanessa de Jesus, entre outros, inclusive de Cumbica, que são muito esforçados,e, com bastante iniciativa dos mesmos, poderemos ter boas surpresas. Tento fazer a minha parte, mas se ficarem esperando o poder público, poderá não dar em nada.

Muito obrigado ao Senhor Francisco Ximenes, o Chiquinho, pela entrevista concedida ao blog.

2 comentários:

  1. Interessante, Renan!
    E você ainda foi citado como esperança para o futuro do xadrez guarulhense!
    Parabéns (pela entrevista e pelo xadrez)!
    Acredito em você!

    ResponderExcluir
  2. Renan,

    Boa entrevista com o grande Xiquinho!
    Ótimo e diversificado blog, está de parabéns!

    sucesso!

    Joca
    www.xadreztorneios.blogspot.com
    11-8967.6090

    ResponderExcluir