Powered By Blogger

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Wijk Aan Zee 2010 – O número 1 do mundo vence o primeiro grande torneio do ano

Por Wilton Yokomizo

   O forte torneio de Corus 2010 / Wijk Aan Zee, na Holanda, teve a vitória de Magnus Carlsen.
Com a participação de pelo menos 8 dos melhores enxadristas do mundo (além do campeão, Kramnik, Shirov, Anand, Nakamura, Karjakin, Ivanchuk e Leko), podemos considerar um marco na ascensão do jovem norueguês , que tem se apresentado em grande forma nesses últimos meses (com contribuição decisiva dos treinamentos com seu treinador, Gary Kasparov).
   A única derrota foi para o segundo colocado e ex-campeão do mundo, Vladimir Kramnik. Outro destaque do torneio foi a “ressurreição” de Alexei Shirov, em um verdadeiro “Thriller” de Michael Jackson (com direito a 5 pontos em 5 possíveis nas 5 primeiras rodadas!). O xadrez agressivo e ofensivo de Shirov o levou ao terceiro lugar do torneio, em uma surpreendente e inesperada atuação.
   O atual campeão mundial, Anand, terminou o torneio invicto, porém, em 4º lugar (11 empates e apenas 2 vitórias).

Essa foi boa!:
Na terceira rodada, Nakamura, até então em 2º no torneio, deu uma irreverente declaração: “se eu continuar a jogar dessa forma, posso vencer qualquer um”! - então, deixou de “jogar dessa forma” contra Kramnik, na 8ª rodada! Hehehe! - isso remete a Efim Bogoljubov (“Quando jogo de brancas, venço porque estou de brancas. Quando jogo de pretas, venço porque sou Bogoljubov”...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário