Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Entrevista - Felipe Alves da Silva

Em uma de minhas andanças, buscando novos ares (e talvez um novo sentido para jogar xadrez), procurei no site "clubedexadrez.com.br" torneios de lugares alternativos, diferentes daqueles que tem geralmente os mesmos jogadores, mestres e mestres internacionais.
No final do ano passado, 2009, descobri que não só existiam enxadristas em Carapicuíba como realizariam um torneio de encerramento.
Logo, procurei saber onde era o torneio (R. Inocêncio Seráfico - Centro) e lá fui eu.
Foram muito acolhedores e me convidaram imediatamente para o torneio seguinte, que seria em Osasco.
Uma dessas pessoas foi o pai de Felipe Alves, o entrevistado, que disputou esse torneio - foi também a primeira vez que o ví participar de um.
O pai disse que ele próprio não joga campeonatos, mas que leva o filho para os torneios e assim era a sua contribuição ao xadrez.
Logo depois, procurei no google e ví que o menino era assíduo participante de torneios, sempre acompanhado pelos pais, grandes incentivadores da carreira enxadrística dele.
Ele possui, mesmo com pouca idade (atual vice-campeão paulista sub-10), um blog (xadrezdopicapau.blogspot.com) cobrindo os torneios os quais disputa (Felipe joga os principais torneios do Estado), além de ilustrar com muitas fotos dos outros participantes.
Felipe está em evolução no xadrez e poderá ser um Grande Mestre do xadrez brasileiro no futuro.
Desde já, ele pensa nisso!


Abaixo, a entrevista "ping-pong" com o menino de Carapicuíba:

Definição de xadrez: arte, esporte e ciência.

Onde começou a jogar: em casa, como o meu pai.

Um servidor: Chess Tempo

Xadrez no Brasil: poucos torneios pensados para crianças

Uma abertura: Ruy Lopez

Um enxadrista: Thiago Lopes de Oliveira

Uma enxadrista: Suzana Chang

Uma peça: rei

Um livro: Xadrez Básico

Um amigo: Kaio Ribeiro Nachef

Uma fase do jogo: final

Pretensão enxadrística: ser GM (Grande Mestre)

Um comentário:

  1. Rio de Janeiro, 30 de abril de 2010.

    Prezado Will:

    Meu nome é Álvaro Frota. Seguindo seu excelente blog, fiquei bastante feliz em verificar que Felipe Alves da Silva, promessa enxadrística brasileira, citou Chess Tempo como seu servidor Internet favorito.

    Chess Tempo é um website de treinamento em tática (e também em finais) que tem atraído crescente número de enxadristas em todo o mundo, desde iniciantes até vários Mestres Fide, Mestres Internacionais e mesmo alguns Grandes Mestres.

    Tendo feito a tradução de Chess Tempo para o Português, gostaria de convidá-lo a visitar e testar esse site. O endereço é http://www.chesstempo.com. Na página inicial há uma apresentação global do que é possível ser feito em termos de treinamento, bem como descrições e links para suas principais seções.

    É bem conhecida a importância que o treinamento em tática tem para o progresso no Xadrez, tanto em termos do reconhecimento de padrões táticos com em termos do do cálculo de variantes. Creio que a tradução em Português de Chess Tempo trouxe aos enxadristas brasileiros um excelente instrumento para realizarem gratuitamente esse tipo de treinamento.

    De fato, embora seja um site comercial, a assinatura Básica e gratuita de Chess Tempo fornce todas as condições para um treinamento sério em tática. Exatamente por isso, traduzi voluntariamente esse website e lhe estou convidando a fazer uma visita e teste.

    Aguardando sua opinião, envio-lhe

    Aquele abraço!

    Álvaro Frota

    ResponderExcluir