Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Diário de um árbitro 2 - 100% - Semifinais do Campeonato Brasileiro

2 de novembro, dia de Finados e último dia do disputado torneio Semifinais do Campeonato Brasileiro.
A partida mais que decisiva entre Alexander Fier e Everaldo Matsuura já poderia definir o primeiro dos classificados para as finais do Campeonato Brasileiro... e foi o que aconteceu.
Fier venceu e chegou a sétima rodada com 1 ponto de diferença sobre adversários mais próximos.
Marcus Vinícius Moreira Santos deixou escapar a vaga no último dia, com um empate contra Molina e derrota para o enxadrista guarulhense Luiz Guilherme Abdalla, um grande resultado somando-se o fato de ter feito uma ótima participação no torneio, obtendo a 8ª colocação e um rating performance de 2375! - será em breve um MF.
Outro resultado inesperado (até para o próprio, como ele reconheceu na premiação): vitória, de pretas, de Bolivar Gonzalez sobre Christian Toth e empate contra o sempre forte Everaldo Matsuura, que o levou ao 4º lugar e pela primeira vez disputará uma final de Campeonato Brasileiro - estava realmente feliz com o resultado!
Então, os 4 classificados para as finais, na ordem: Alexander Fier, Everaldo Matsuura, Victor Shumyatsky e Bolivar Gonzalez.

Momento tenso - o enxadrista Edmur Vianna teve um mal súbito e não pode terminar a partida contra o nosso já bastante comentado Klaus Seiji Gotz. Foi um momento bastante difícil, duas pessoas precisaram carregá-lo pelos braços. A partida terminou empatada, por pedido do menino - ato decente dele!

Minhas impressões do torneio - foi um torneio altamente combativo, com equilíbrio de forças na quase totalidade das partidas. Nunca antes presenciei (como árbitro) tal competitividade, por isso foram gratificantes desses 4 dias. Claro, é cansativo, pois 2 rodadas de um torneio pensado como esse, ritmo 1h30 + 30 seg de incremento, levam a aproximadamente 10 horas de jogo, mas é uma experiência realmente interessante e enriquecedora - trabalhar com árbitros de outras localidades, outros já conhecidos e utilizar o conhecimento obtido teoricamente, aplicando as Leis do Xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário