Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Último torneio do ano - Torneio de Confraternização de Xadrez e Damas de Osasco

Sobre o torneio

O último torneio do ano de Osasco contou com 31 participantes do xadrez, mais 9 de damas.
Um ambiente bastante descontraído, amistoso, mas que teve boas disputas.
Embora o prêmio de destaque tenha sido o sr. Jairo Sergio, houve outra surpresa: Walter Ferreira, que derrotou o conhecido Otavio Betoni e somente perdeu na última rodada para o favorito e campeão, Bernardo Vizzoto.
Danielle Sena, melhor jogadora do torneio e que costuma jogar torneios de alto nível, terminou em 6º lugar.

Além do próprio torneio, houve o tradicional churrasco logo após o término, um momento sempre bom e que, além do próprio torneio, me faz gostar de voltar lá para jogar e participar.
Ao final do torneio, informaram que haverá bons torneios ano que vem em Osasco, incluindo um Aberto do Brasil, além de torneios de normas para MI e GM - mais informações em www.xadrezdecadadia.blogspot.
Outra notícia animadora: pretendem tornar Osasco novamente competitiva no xadrez, retomando uma antiga tradição - qualquer que seja a cidade que promova o esporte, devemos reconhecer o esforço e torcer.

Comentário

É duro admitir, mas infelizmente Guarulhos não tem condições de fazer algo semelhante quanto a realização de torneios, visto que nem espaço físico para xadrez tem mais (espaço fixo, então...) - tem gente se organizando para fazer alguma coisa independente, mas isso ainda precisa de tempo.
Já comentei outras vezes, parei até de relatar isso, mas a verdade é que não ter um espaço físico e fixo, sem tantas mudanças de local (contando só a minha experiência de 10 anos para cá, dá para dizer que na média, foi praticamente 1 vez por ano!), atrapalha o surgimento de novos jogadores além de desmotivar quem tenta participar - quantas pessoas eu não conheci que deixaram de praticar por isso?
Ter na cidade jogadores de ponta, como temos nas equipes masculina e feminina, é ótimo, mas cumprir o papel social do xadrez, incluir mais pessoas independentemente se chegarão a campeões mundiais, mas que possam jogar decentemente e ajudar na própria organização e planejamento da vida do indivíduo, isso sim é um ganho social que é digno de ser alcançado.

Participação (desse) guarulhense - Diria que foi razoável, eu esperava um pouco mais, mas ao menos superei meu objetivo de sempre, de 50% e terminei na 13ª posição.
A primeira partida (na 2ª rodada, pois fui bye na 1ª) foi contra o destaque do torneio, Jairo Sergio. Tentei ao máximo vencer, mas e não tive muita chance de vitória e ele ganhou.
Depois enfrentei Ana Luiza Ferreira e venci, embora tenha cometido um erro na abertura.
O 3º jogo foi contra Felipe Alves Silva, jovem, menino, mas com grande experiência em torneios. Lamentei muito o fato de ter a partida nas mãos e deixar escorregar a vitória que parecia certa, mas paciência, acontece, perder também faz parte do xadrez.
E a última partida foi contra Felipe Luis Garcia, 2º colocado sub-10.
Dessa vez, vitória, mas não foi tão fácil - se bem instruído, acredito nesse menino como um forte jogador no futuro.
E por hora é só!

Se não postar mais nada até o final do ano, feliz 2012!










Nenhum comentário:

Postar um comentário