Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Hou Yifan - Atuação impressionante

O torneio de Gibraltar desse ano não poderia terminar de maneira mais interessante e surpreendente: a (sim, senhor! "A") enxadrista chinesa, Hou Yifan, 17 (!!), conseguiu um feito aparentemente distante de alguém com 2605 de rating e terminou com 8 pontos em 10 possíveis (embora no desempate o software dê vantagem a Yifan, Nigel Short terminou com os mesmos 8 pontos e segundo o regulamento do torneio, nessa situação, partidas de desempate vencidas pelo inglês).
O rating performance (que mostra qual foi o nível de jogo foi alcançado em relação ao desempenho) foi de incríveis 2872! Para uma comparação simples, basta lembrar que a pontuação do Magnus Carlssen, maior rating do mundo, é menor que esse resultado de Yifan.
Não bastassem os números, observe os nomes dos principais nomes superados pela menina: Svidler, Adams, Sutovsky, Judit Polgar, Negi, Shirov, Short (com atuação há muito tempo não vista), dentre outros.
Será que teremos uma sucessora para Polgar (no papel de "melhor jogadora de todos os tempos e a única que consegue jogar contra os 'tops' ") ou esse foi apenas um resultado fortuito?
O tempo (logo) nos mostrará.
Torcida pela jovem chinesa!

Esse fato me lembra um "causo" ocorrido há alguns meses com o nosso trio no "Interequipes da Liga de Xadrez", do ano passado, formado por Dirk D. van Riemsdijk, Renan Oliveira e eu.
Emparceiramos com um trio feminino e perguntei ao Renan se ela as conhecia.
Ele disse que sim e que elas eram jogadoras fortes.
Avisei o Dirk, mas ele não entendeu, havia bastante barulho naquele momento.
Iniciou-se a rodada e eu não estava mal na posição, mas me compliquei e perdi a partida.
O mesmo ocorreu com o Renan - ambos perderam relativamente rápido.
A última partida foi a do Dirk, no tabuleiro 1.
A menina estava melhor na posição e no material, uma coisa meio "Senhor dos Anéis": "quando a esperança já havia esgotado"...., eis que o grande Riemsdijk acha um perpétuo! - ela ficou furiosa consigo mesma.
O Dirk se lembra desse dia e me diz: "Mas que momento incrível aquele! Como essas meninas evoluíram!" - e ele tem razão.

Esse resultado da Hou Yifan e esse momento "histórico" para o nosso trio serve de alerta para os representantes do sexo masculino: não subestimar o xadrez praticado pelas mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário