Powered By Blogger

terça-feira, 2 de abril de 2013

Torneio de Candidatos 2013: Carlsen enfrentará Anand pelo título mundial

O desafiante do indiano Viswanathan Anand será o jovem norueguês Magnus Carlsen, após uma inesperada rodada final em Londres.

Mesmo perdendo na última rodada (de brancas!) para o russo Peter Svidler, Carlsen teve a seu favor a sorte: o ucraniano Vassily Ivanchuk (na última rodada já sem nenhuma chance de título) venceu o russo Vladimir Kramnik.

A utilização da Abertura Espanhola - Defesa Morphy (C77), não foi suficiente para vencer Svidler e o lance capital da partida é o 31. f3? (Bd5!), a partir do qual a situação de Magnus ficou realmente ruim.

No caso de Kramnik, a opção foi pela Defesa Pirc (B08)  - muito do agrado de muitos enxadristas guarulhenses. Sem dúvidas, um sólido sistema defensivo, entretanto, Vassily toma a decisão correta de sacrificar o peão de "h" ao jogar 24. g3! e inicia a derrocada de Vladimir.

Não deixa de ser surpreendente a escolha da abertura (primeiros lances de jogo) feita por Kramnik, uma vez que a Pirc não é a preferida pelos Grandes Mestres em geral, sobretudo no nível magistral - e ainda mais em um Torneio de Candidatos.

Com o final do Torneio de Candidatos, o futuro enfrentamento pela coroa do xadrez significará a batalha da "velha" geração, representada por um dos mais sérios rivais de Kasparov (Anand)  e a novíssima geração, já nascida com o domínio da informática no xadrez (Carlsen).

São 21 anos de distância de idade (e experiência!) entre os dois: Anand é nascido em 1969 e Carlsen em 1990!

Anand terminou 2012 com sinais de cansaço - basta lembrar do desempenho no "Grand Slam", jogado em São Paulo e Bilbao.

Entretanto, Anand é um Grande Mestre (GM) de estilo sólido e habituado a matches.
Além disso, a larga experiência somada a um esforço contínuo de aprimoramento faz com que seja sempre um adversário a ser temido por qualquer outro GM.

Já Carlsen, o mais jovem número 1 do mundo na história, após decidir não disputar o Torneio de Candidatos passado (que qualificou Boris Gelfand para a disputa contra Anand), resolveu disputar o atual e conseguiu vencer (empatou em número de pontos com Kramnik, mas o critério principal de desempate para o Candidatos era o número de vitórias).

Agora, Magnus Calsen deverá provar que além de ser o número 1 é também o melhor jogador do planeta -  e "no caminho de Magnus há um Anand, há um Anand no caminho do Magnus...", parafraseando o famoso poema de Carlos Drummond de Andrade, "no meio do caminho".









Um comentário:

  1. Excelente sitio web, me gusta la información que se difunde a través de este medio.
    Utea

    ResponderExcluir